terça-feira, 16 de outubro de 2012

Porque gostar tanto de corujas?

        Para muitos povos a coruja simboliza conhecimento e sabedoria por sua capacidade de enxergar através da escuridão, vendo o que os outros não veem e tendo a capacidade de virar a cabeça 180º. Essa  grande capacidade de visão e também de audição, torna  para muitas culturas uma poderosa e profunda conhecedora do oculto e uma grande caçadora.


        Na cultura grega, as corujas eram o pássaro sagrado porque acompanhava a filha de Zeus, Athena, a deusa da guerra e sabedoria. Athena trazia pousada em sua mão direita a figura da ave noturna, que segundo a lenda sempre estava no seu ombro, revelando-lhe as verdades invisíveis.

        Em outros casos são conhecidas também como “Anjos da Morte”, ou “Deusas da Noite”, sendo consideradas mensageiras para bruxas, magos e sua relação com o lado espiritual. No xamanismo, a coruja é o símbolo da transmutação, da transformação, pois representa a morte do velho para o nascimento do novo. 

        
        A coruja representa o olhar além das aparências externas, o olhar que mostra a verdade escondida, aquela que enxerga a escuridão e que tem a capacidade de desvendar o oculto e o inconsciente. A conhecedora dos mistérios que nos permite vencer o temor e aprender a ultrapassar as limitações do perceptível, mostrando-nos as diversas realidades.




        Não é a toa que quando um pai ou mãe exagera ao ressaltar as qualidades do filho ou vive de olho nele diz-se que são pais corujas.









        Sei que muitas meninas adoram coruja como eu, por isso espero que tenham gostado, porque muitas das coisas que acabei pesquisando pra fazê-lo, eu mesma não sabia. 




8 comentários: