quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Por que vinil?

Oi oi pessoal, tudo certo? 
Esses dias, me perguntaram o porquê de eu gostar tanto dessas "velharias", ou seja, o porquê de eu gastar dinheiro em discos de vinis. 
Bem, pra quem não sabe, sou uma amante de vinil e sempre que posso estou adquirindo novos das minhas bandas ou artistas preferidos. 
Enfim, já ouvi muuita gente falar que não é algo prático, que é antigo, que é mais fácil baixar as músicas, colocar no pen drive e ouvir no som comum (claro que não dispenso tecnologia, amo comprar CD's e DVD's também, assim como não dispenso ouvir música no computador, celular e afins). 
Mas eis que me deparo com uma matéria em um blog sobre vinil e que expressa toda essa minha preferência. Foi aí que tive a ideia de compartilhar aqui como forma de explicação. 
-
Bem, vamos lá:

"O meu porquê para a preferência do “bolachão” é simples: prazer. Essa satisfação está inerente ao ritual que faz parte da audição de um LP: primeiro você prepara a vitrola, em seguida, escolhe o disco; retira-o da capa; verifica o lado que quer ouvir primeiro; sente o peso da agulha; e, depois, é só saborear cada freqüência, cada onda e… cada chiadinho também. Por que não?!
Ouvir um vinil é muito mais do que escutar música. É abrir seus ouvidos para a essência do som. É ter a certeza de que nenhum ruído, ou silêncio, irá passar batido. Resumindo: é o ápice do prazer sonoro. Isso sem contar as capas, contracapas, folhetos e etc. que em tamanho maior ficam muito melhores (Os designers que o digam!).
Para alguns, isso tudo pode ser um tremendo exagero, mas uma coisa eu garanto: esses nunca pararam para se dedicar à audição de um vinil." (Texto: É Disco Que Eu Gosto - Blog)
Então, está aí a resposta. Espero que tenham gostado do post.

E vocês... já pararam para apreciar um disco? 
Até mais c:


2 comentários:

  1. Muito bom!!!
    Realmente, pra música acompanhar a pessoa, o cd, o pendrive e o dvd são muito úteis. Mas para a pessoa acompanhar a música (e continue tratando isso como um passatempo mana, pois é ótimo), nada mais gostoso que um bom e velho bolachão!
    É um hobby, não uma opção de praticidade. Eu te entendi!

    Sobre a questão da velharia, dá pra ignorar né? As pessoas não usam efeitos e filtros "antigos" em fotos, por exemplo? Usa né? Ué, mas a foto não é mais nítida sem esses efeitos, e em câmeras modernas? CLARO QUE É!
    Mas o gosto da nostalgia é igualmente gostoso.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comentário, mano! E, sim, concordo com tudo o que tu falou. Até porque não tem como deixar a tecnologia de lado, né. Mas as coisas antigas são de muuito bom proveito ainda!

    ResponderExcluir